SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The necessary role of the National Supplementary Health Agency in the regulation of relations between managed care companies and service providersRituals and symbols in the formal health care: the case of professional clothing, from the viewpoint of primary care patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

CASTRO, Ana Luisa Barros de  and  MACHADO, Cristiani Vieira. A política federal de atenção básica à saúde no Brasil nos anos 2000. Physis [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 477-506. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000200005.

Este artigo analisa a condução federal da política de atenção básica à saúde no Brasil nos anos 2000, buscando identificar elementos de continuidade e mudança com relação ao período anterior. A pesquisa se baseou no marco teórico do institucionalismo histórico e no conceito de path-dependence. A metodologia compreendeu uma diversidade de estratégias: revisão bibliográfica; análise documental; análise de bases de dados secundários; análise orçamentária e realização de entrevistas com atores-chave da política. Foi possível identificar continuidades e mudanças na condução federal da política nacional de atenção básica no período estudado. A predominância de continuidades, ressaltando-se a persistência do Programa de Saúde da Família como estratégia hegemônica para a reorientação da atenção básica no país, configura uma situação de path-dependence. Observaram-se também mudanças incrementais, a exemplo de iniciativas de fortalecimento da articulação intersetorial e inovações importantes, com destaque para a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Persistem, no entanto, problemas estruturais no âmbito da atenção básica, cuja superação é importante para viabilizar a efetiva mudança do modelo de atenção à saúde no país.

Keywords : atenção básica à saúde; política de saúde; Programa de Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese