SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Rituals and symbols in the formal health care: the case of professional clothing, from the viewpoint of primary care patientsFood and Nutrition Surveillance for indigenous peoples in Brazil: analysis of the construction of a public health politics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

GOMES, Maria Auxiliadora Sousa Mendes; WUILLANUME, Susana Maciel  and  MAGLUTA, Cynthia. Conhecimento  e prática em UTI Neonatais brasileiras: a perspectiva de seus gestores sobre a implementação de diretrizes clínicas. Physis [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 527-543. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000200007.

A superação da lacuna entre o conhecimento estabelecido e sistematizado em diretrizes clínicas e a prática dos serviços de saúde é um desafio para a qualidade do cuidado. Diretrizes clínicas são ferramentas que sistematizam a evidência científica, auxiliando a identificar aquelas relevantes ao cuidado apropriado. Diversas estratégias para ampliar o uso de diretrizes clínicas foram identificadas na literatura: distribuição de material educacional; encontros para a capacitação; revisão das práticas; visita de especialistas; e lembretes. A análise de tais estratégias na perspectiva dos gestores de UTIN foi o objeto do estudo, desenvolvido em UTIN públicas através da aplicação de questionário semiestruturado com 53 chefias (médica e de enfermagem). Os entrevistados relataram a utilização concomitante de várias atividades/estratégias, concordando com posicionamentos da literatura. Cerca de 40% dos chefes consideraram que a distribuição de material escrito incentiva a adesão dos profissionais. A maioria dos gestores relatou que utiliza frequentemente as reuniões para discussão de diretrizes clínicas, sendo esta uma atividade recomendada por mais de 95% deles. No contexto estudado, verificou-se que as estratégias para ampliar a disseminação do conhecimento dependem dos próprios profissionais e serviços, não havendo apoio institucional formal para seu financiamento, o que reduz a consistência de seu uso.

Keywords : Guias de Práticas Clínicas; implementação; neonatologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese