SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The importance of costing and valuation methods in economic evaluations in health: impact on the results of evaluation of meningococcal C vaccineAssessment of intellectual production and the decline of inter-disciplinarity in Public Health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

FILIPPON, Jonathan  and  KANTORSKI, Luciane Prado. Humanização e loucura, em busca do humano que dialoga saúde. Physis [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 659-680. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000200014.

Investindo na necessária relação teórica entre as Políticas de Humanização e de Saúde Mental do sistema de saúde brasileiro, o presente artigo defende, através do diálogo teórico entre ambas, a ideia de que as propostas expressas em tais políticas são respostas coerentes às principais contradições do intrincado sistema público de saúde nacional. Neste intento são apresentadas: as bases teóricas das citadas políticas ministeriais; suas relações com a sociedade que as demandou enquanto políticas públicas; e, finalmente, a maneira como a conjunção de ambas fornece contribuições essenciais à continuidade do Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia ensaística foi utilizada, de acordo com bibliografia metodológica atualizada, relacionando autores e suas contribuições com o objetivo de defender o ponto de vista dos autores do artigo. Conclui-se que o incentivo público à protagonização da sociedade contraria a lógica biologicista dos cursos de formação de profissionais de saúde e horizontaliza as relações humanas do SUS, fortificando-o e dando-lhe razão essencial de existência à sociedade brasileira.

Keywords : saúde mental; humanização; controle social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese