SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2New rules and old challenges in the regulation of drug advertisingSocial Sciences and health in the research cycle of São Francisco Valley (1950-1960) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

TEIXEIRA, Luiz Antonio; PORTO, Marco Antonio Teixeira  and  SOUZA, Letícia Pumar Alves de. A expansão do rastreio do câncer do colo do útero e a formação de citotécnicos no Brasil. Physis [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 713-731. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000200017.

O trabalho discute a emergência da categoria profissional dos citotécnicos no Brasil e sua trajetória entre a década de 1970 e o final dos anos 1990. No início desse período, a Organização Pan-americana de Saúde passou a considerar o câncer do colo do útero como um grave problema de saúde pública, passível de ser controlado nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, surgem as primeiras campanhas de rastreamento da doença no país. A institucionalização dessas campanhas transformou os citotécnicos em elementos indispensáveis para a viabilização do controle da doença. Com a expansão da demanda por sua atividade e o surgimento das primeiras iniciativas para sua formação, novas questões começam a surgir. Como formar, em quantidade e qualidade adequadas, esses novos profissionais? Qual a grade curricular adequada às suas tarefas e responsabilidades? Como monitorar o funcionamento dos cursos? No campo da normatização da nova atividade, outras questões se apresentam: como garantir o monopólio sobre a atividade exercida, como caracterizar sua especificidade, qual a formação exigida aos que vão exercê-la? Tais pontos passam a ser temas de embates e negociações, num típico processo de consolidação de uma nova profissão. O processo de institucionalização do programa de prevenção do câncer do colo do útero e a consequente necessidade de garantia de qualidade dos exames executados fizeram com que essas questões voltassem ao centro das atenções. Este estudo visa a contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a formação do citotécnico, e em âmbito mais geral, ao processo de formação profissional em saúde no Brasil.

Keywords : câncer do colo do útero; teste de Papanicolaou; programas de rastreamento; pessoal técnico de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese