SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The expansion of screening for cervix cancer and the training of cytotechnologists in BrazilThe absence of jealousy as a cultural ideal: clinical reflections about the subjective fragility evoked by love in present times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

OLIVEIRA, Nemuel Silva  and  MAIO, Marcos Chor. Ciências Sociais e saúde no ciclo de pesquisas no Vale do São Francisco (1950-1960). Physis [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 733-753. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000200018.

No período entre 1940 e 1960, houve ampla produção acadêmica no campo da sociologia e da antropologia dos chamados estudos de comunidade no Brasil. Na era dos grandes projetos no âmbito das Ciências Sociais na década de 1950, envolvendo pesquisas sobre relações raciais, educação e saúde, cabe destacar as pesquisas realizadas no Vale do São Francisco, sob a coordenação do sociólogo Donald Pierson. Privilegia-se, neste artigo, o tema da saúde nesses estudos como um meio para tornar inteligíveis questões relevantes à época, a saber: resistências culturais à mudança; relações entre tradição e modernidade, tensões e complementaridades entre conhecimento científico e práticas populares de cura, entre outros. O exame das pesquisas do Projeto do São Francisco permitiu identificar que a questão da saúde, atrelada aos aspectos socioeconômicos e culturais, emerge como uma chave para o conhecimento das condições de vida e da realidade social das comunidades investigadas. Os cientistas sociais buscaram descrevê-las de maneira pormenorizada e abrangente, tendo o processo de mudança cultural como principal eixo de investigação. Neste artigo apresentamos as pesquisas que compuseram o referido projeto e mostramos como os cientistas sociais abordaram o tema da saúde em seus trabalhos. Ligados pelo tema da saúde, as Ciências Sociais e o contexto do desenvolvimento dos anos 1950 encontram-se reunidos no Projeto do São Francisco, cuja investigação nos permite compreender a dinâmica da mudança social naquele período.

Keywords : Ciências Sociais; História da Saúde; Estudos de Comunidade; Vale do São Francisco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese