SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The absence of jealousy as a cultural ideal: clinical reflections about the subjective fragility evoked by love in present timesDrugs in risk areas: what young people say author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

BONADIMAN, Priscila de Oliveira Bolzan; MACHADO, Paula Sandrine  and  LOPEZ, Laura Cecilia. Práticas de saúde entre prostitutas de segmentos populares da cidade de Santa Maria-RS: o cuidado em rede. Physis [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 779-801. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000200020.

O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre percepções e práticas de saúde entre prostitutas de bares da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Para tanto foram investigados, através de técnicas de observação participante e de entrevistas semiestruturadas, as práticas e os cuidados de saúde dessas mulheres e a forma como se relacionam com os serviços de saúde. Entre as mulheres, no contexto pesquisado, foi identificado um "cuidado em rede" como estratégia de cuidado com a saúde, o qual é acionado em diferentes situações, como as que envolvem o cotidiano do trabalho. Conclui-se que as redes estabelecidas excedem o nível individual de cuidado, configurando produção de conhecimento em saúde, bem como se articulam decisivamente como resposta a vulnerabilidades, socializando práticas e contornando dificuldades.

Keywords : prostituição feminina; vulnerabilidades; cuidado em rede.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese