SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Health practices among prostitutes from popular segments in the city of Santa Maria-RS: the care network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

COSTA, Anacely Guimarães; CAMURCA, Valeska Vieira; BRAGA, Juliana Martins  and  TATMATSU, Daniely Ildegardes Brito. Drogas em áreas de risco: o que dizem os jovens. Physis [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 803-819. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000200021.

A pesquisa teve como ponto de partida um planejamento comunitário para discussão da situação de saúde de uma das principais áreas de risco de Fortaleza-Ceará, no qual o tema das drogas ganhou destaque. Pretendeu-se entrar em contato com o que os adolescentes da área percebiam como fatores de risco e de proteção para consumo de drogas em sua comunidade. Trata-se de um estudo qualitativo em que foi usado o grupo focal como técnica para obtenção de informações. O tratamento dos dados foi o de sistematizar temas comuns, dividindo-os em duas categorias de análise: fatores de risco e de proteção para o envolvimento com drogas. Nas falas dos adolescentes, percebeu-se que coexistem múltiplos fatores que se relacionam, ora aparecendo como aspectos de influência, ora como protetores, entre eles: família, grupo social, escola, vida em área de risco e mídia. Por outro lado, as redes sociais de apoio apareceram essencialmente como protetoras. Também percebeu-se que alguns assuntos foram levantados de forma transversal aos temas centrais, como as perspectivas de vida desses jovens e a necessidade de políticas públicas, importantes no apoio às redes sociais, à família e na atuação em áreas de risco. Assim, o que se põe em questão é a impossibilidade de consenso sobre os fatores exclusivos de risco ou de proteção. A partir disso, destaca-se a importância de potencializar a discussão e provocar reflexões a respeito da possibilidade de modos de vida fora do circuito das drogas.

Keywords : adolescência; uso de drogas; fatores de risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese