SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Biological determinism and neuroscience in the case of attention deficit disorder with hyperactivityThe mental health of workers in Psychosocial Care Centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

VANNUCCHI, Ana Maria Cortez  and  CARNEIRO JUNIOR, Nivaldo. Modelos tecnoassistenciais e atuação do psiquiatra no campo da atenção primária à saúde no contexto atual do Sistema Único de Saúde, Brasil. Physis [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 963-982. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000300007.

Este estudo escolheu como tema o trabalho do psiquiatra no campo da Atenção Primária à Saúde (APS), com foco na Unidade Básica de Saúde (UBS) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e observação participativa e trabalhados à luz da análise de conteúdo. Os modelos em saúde mental na APS em São Paulo vieram desde a inserção de psiquiatras nas UBS até, mais recentemente, no NASF. Há fragilidade na articulação dos serviços e na definição do papel do psiquiatra. Sua formação não contempla habilidades para atuação na APS e para utilização da ferramenta do apoio matricial. A atual política pública para a atenção à saúde mental na APS tem-se concentrado no NASF; porém, é insuficiente para atender a maioria dos transtornos mentais. São necessárias formação para atuação na APS, melhores condições de trabalho, articulação dos serviços e participação contínua do psiquiatra na APS.

Keywords : cuidados primários de saúde; saúde mental; psiquiatria; processo de trabalho; apoio matricial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese