SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Technical model and performance of the psychiatrist in the field of primary health care (PHC) in the current context of the Unified Health System (SUS), BrazilBreast cancer repercussion in female body image: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

ATHAYDE, Vladimir  and  HENNINGTON, Élida Azevedo. A saúde mental dos profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial. Physis [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 983-1001. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000300008.

A saúde dos trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tem sido objeto de poucas pesquisas, apesar da implantação de centenas de CAPS em todo país. O objetivo geral deste estudo foi analisar situações de trabalho em um CAPS localizado no município do Rio de Janeiro, tendo como foco o processo saúde-doença-trabalho. Neste estudo de caso, foram adotadas as perspectivas analíticas da Ergologia e da Psicodinâmica do Trabalho e utilizados como técnicas observação, a entrevista e a análise documental. A atividade cotidiana dos profissionais de saúde mental demanda grande envolvimento subjetivo e revelou-se desgastante, gerando sofrimento e adoecimento. As condições de trabalho insatisfatórias repercutiram no serviço prestado e na saúde dos trabalhadores. Ainda assim, foi possível identificar potência criativa e aspectos de satisfação pelo trabalho desenvolvido. As principais estratégias utilizadas pelos sujeitos para o enfrentamento e a superação das adversidades envolveram o apego aos ideais do SUS e da Reforma Psiquiátrica, o suporte da equipe, e o reconhecimento do trabalho realizado.

Keywords : serviços de saúde mental; equipe de assistência ao paciente; recursos humanos em saúde; ergologia; psicodinâmica do trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese