SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Itinerary therapeutic for people with disabilities and mediation in health care: the viewpoint of relativesDoctor-patient relationship: between desire and possibility in primary health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

EYKEN, Elisa Dell'orto Van  and  RIBEIRO, Carlos Dimas Martins. Desenvolvimento infantil: seus agentes e as políticas públicas do município do Rio de Janeiro. Physis [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 1085-1099. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000300013.

O desenvolvimento humano é um processo dinâmico que acontece durante toda a vida. Entretanto, é na infância que eventos externos e fatores internos exercem maior influência. Destaca-se a desigualdade social entre esses eventos e fatores, porque ela mantém a injusta distância entre as crianças brasileiras vulneradas pela pobreza e as oportunidades que podem mudar essa condição. Essas oportunidades também se relacionam com a família e a possibilidade de cumprir seu papel de agente promotor do desenvolvimento infantil, especialmente o papel da mãe. Este artigo pretende analisar as políticas públicas para a primeira infância do Rio de Janeiro, em 2011, buscando a relação favorável da construção das capacidades básicas das crianças, considerando a condição de agente da mulher que é mãe.

Keywords : desenvolvimento infantil; relações mãe-filho; políticas públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese