SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Doctor-patient relationship: between desire and possibility in primary health careNew intra-psychic scripts versus cultural continuities: possible limits of an informed sexuality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

SANTOS, Daniela Cristina dos  and  FERREIRA, Janise Braga Barros. O prontuário da família na perspectiva da coordenação da atenção à saúde. Physis [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 1121-1137. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000300015.

No Brasil, a saúde da família é uma estratégia de reorganização da atenção básica. Neste cenário, a coordenação da atenção, cuja essência é a disponibilidade de informações, apresenta-se como uma ferramenta para a qualificação das ações de saúde. Na Saúde da Família, o prontuário da família representa uma rica fonte de informações para a equipe de saúde desenvolver a coordenação da atenção. Os objetivos do estudo, descritivo com abordagem qualitativa, foram analisar o prontuário da família e seu conjunto informacional e identificar a "percepção" da equipe de saúde frente a sua sistematização, uso e importância para a coordenação e qualificação da atenção. Observou-se pequena padronização do registro da informação, da classificação e do arquivamento dos prontuários, além de pouco uso de seu conteúdo informacional. Notou-se que o emprego do prontuário da família para o exercício da coordenação não ocorreu a contento. Faz-se necessária uma melhor gestão deste documento, bem como sua efetiva utilização para favorecer a coordenação e a qualificação da atenção.

Keywords : atenção básica; saúde da família; informação em saúde; prontuários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese