SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Metaphors of the brain: a reflection on the representations of the human brain in contemporaneity índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 0103-7331versión On-line ISSN 1809-4481

Resumen

VILACA, Murilo Mariano  y  DIAS, Maria Clara Marques. Transumanismo e o futuro (pós-)humano. Physis [online]. 2014, vol.24, n.2, pp.341-362. ISSN 1809-4481.  https://doi.org/10.1590/S0103-73312014000200002.

O transumanismo é uma controversa perspectiva de investimento na transformação da condição humana. Visando ao melhoramento biotecnológico da natureza humana, ele protagoniza o debate acerca do futuro (pós-)humano. Na base da concepção transumanista está o investimento na biotecnociência como um modo de Iluminismo humanista de raízes biológicas. O objetivo do artigo é analisar o debate sobre o futuro da humanidade. Para tanto, apresentamos a perspectiva transumanista, ressaltando definições, características, valores e principais argumentos, analisando o conceito de natureza humana, pois ele é fundamental na polarizada discussão travada entre os transumanistas e bioconservadores. Nossas principais conclusões apontam para a impertinência dessa polarização, bem como do uso do conceito de natureza humana e pós-humano para esclarecer o tema do melhoramento humano. Assim, cumpre despolarizar o debate e apostar otimista e prudentemente no futuro biotecnológico.

Palabras clave : transumanismo; natureza humana; pós-humano; biotecnologia; melhoramento humano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )