SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Patologização e penalização do uso de drogas: uma análise socioantropológica de proposições legislativas (2007-2010)"Se parar, parou": categorização do morrer em uma unidade de terapia intensiva da cidade do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 0103-7331

Resumo

MEDEIROS, Roberto Henrique Amorim de; MANO, Gustavo Caetano de Mattos  e  WEINMANN, Amadeu de Oliveira. A paixão pelo autômato: a clínica para o cuidado em saúde no templo da tecnologia. Physis [online]. 2015, vol.25, n.1, pp.251-263. ISSN 0103-7331.  https://doi.org/10.1590/S0103-73312015000100014.

A paixão pelo autômato é a expressão que procura problematizar a cultura contemporânea a partir dos efeitos da tecnologia e da ciência no modo de vida capitalista. Inspirado nos trabalhos da atividade de extensão universitária coordenada pelos autores em 2013, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em que clássicos cinematográficos de ficção científica operavam como mote para as problematizações, este ensaio procura desenvolver o recorte acerca da escuta e do tratamento clínico no contexto de práticas contemporâneas do cuidado em saúde. Ao final, ao trabalhar o problema de saber o que parece elevar o autômato ao status de ideal humano, procura-se traçar uma diferenciação entre técnica e tecnologia para encaminhar série de estudos acerca da automatização nas práticas e relações humanas.

Palavras-chave : autômato; clínica; saúde; cultura; tecnologia; técnica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )