SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Uma cura controversa: a promessa biomédica para a hanseníase em Portugal e no BrasilO processo de construção da Fundação Estatal Saúde da Família da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 0103-7331versão On-line ISSN 1809-4481

Resumo

SANTOS, Carla Targino Bruno dos; ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro de; SILVA, Maria Josefina  e  SOUSA, Maria Fátima de. Percurso do idoso em redes de atenção à saúde: um elo a ser construído. Physis [online]. 2016, vol.26, n.1, pp.45-62. ISSN 1809-4481.  https://doi.org/10.1590/S0103-73312016000100005.

Objetivamos compreender a continuidade do cuidado prestado ao idoso nas redes de atenção à saúde de Fortaleza. É um estudo qualitativo descritivo, utilizamos grupos focais, entrevistas semiestruturadas, e discurso do sujeito coletivo para obtenção e organização dos dados. Na Rede de Atenção Saúde da Família, observamos deficit em infraestrutura e profissionais. Na Especializada, constatamos uma demanda reprimida diante da carência em serviços especializados. Na Hospitalar, o fluxo de informações é deficiente. Na Urgência e Emergência, o serviço móvel prioriza a remoção e no hospital, o atendimento conforme a gravidade. A estreita relação entre as Redes de Saúde Mental e Saúde da Família, contribui para a continuidade efetiva do cuidado. Concluímos que a atenção à saúde do idoso no sistema é frágil e descontinuada, comprometendo a consolidação da integralidade.

Palavras-chave : serviços de saúde para idosos; assistência à saúde; idoso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )