SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimentoDilemas e vicissitudes de famílias em situação de vulnerabilidade social no contexto da desinstitucionalização psiquiátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 0103-7331versão On-line ISSN 1809-4481

Resumo

ANDRADE, Ana Paula Müller de  e  MALUF, Sônia Weidner. Sujeitos e(m) experiências: estratégias micropolíticas no contexto da reforma psiquiátrica no Brasil. Physis [online]. 2016, vol.26, n.1, pp.251-270. ISSN 0103-7331.  https://doi.org/10.1590/S0103-73312016000100014.

Este artigo discute os processos de desinstitucionalização desencadeados pela reforma psiquiátrica brasileira e as estratégias micropolíticas relacionadas a esses processos. Os dados que subsidiam nossas discussões advêm de uma pesquisa etnográfica realizada nos anos de 2010 e 2011, nas cidades brasileiras de Joinville, Santa Catarina, e Barbacena, Minas Gerais, assim como em Torino, Trieste e Gorizia, na Itália, com o objetivo de realizar uma análise crítica da reforma psiquiátrica brasileira do ponto de vista dos chamados usuários e usuárias dos serviços de saúde mental. Os aspectos aqui discutidos mostram como as experiências dos sujeitos nesses serviços estão marcadas pela definição de lugares relacionais e hierárquicos, bem como por processos complexos de (des)subjetivação, onde se engendram estratégias micropolíticas de sujeição e resistências. Apontam para a necessidade de construir diferentes maneiras de operar com as concepções relacionadas aos sujeitos, suas experiências e modos de agir nos processos de desinstitucionalização.

Palavras-chave : reforma psiquiátrica; desinstitucionalização; modos de subjetivação; experiência; micropolítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )