SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Análise de estudos qualitativos conduzidos por médicos publicados em periódicos científicos brasileiros entre 2004 e 2013Apoio Matricial como articulador das relações interprofissionais entre serviços especializados e atenção primária à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versão On-line ISSN 1809-4481

Resumo

AREDES, Janaína Souza  e  MODESTO, Ana Lúcia. "Entre vidas e mortes, entre máscaras e fugas": um estudo sobre a prática médica hospitalar. Physis [online]. 2016, vol.26, n.2, pp.435-453. ISSN 1809-4481.  https://doi.org/10.1590/S0103-73312016000200006.

Nas sociedades complexas, confere-se aos médicos um saber sobre-humano que desafia a morte e a contesta como parte da vida. Nos serviços de urgência e emergência, diversos profissionais atuam diuturnamente e de modo muito próximo com a vida e com a morte. Este artigo analisa a prática médica ocidental a partir de um trabalho etnográfico realizado junto a médicos que trabalham num serviço de urgência e emergência de uma grande cidade. Buscou-se compreender a forma como esses médicos, enquanto indivíduos, sujeitos e profissionais lidam com a vida e com a morte em sua práxis. A análise dos dados apontou para relações éticas, institucionais, culturais e idiossincráticas na atuação médica diante da(s) vida(s) e da(s) morte(s) das pessoas assistidas.

Palavras-chave : Biomedicina; discurso; prática médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )