SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2O cuidado à saúde de pessoas com albinismo: uma dimensão da produção da vida na diferençaAnálise de estudos qualitativos conduzidos por médicos publicados em periódicos científicos brasileiros entre 2004 e 2013 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versão On-line ISSN 1809-4481

Resumo

SILVA, Luís Augusto Vasconcelos da; DUARTE, Filipe Mateus  e  RIOS ALVES NETTO, Gilberto. Sociabilidades “positivas” em rede: narrativas de jovens em torno do HIV/Aids e suas tensões cotidianas. Physis [online]. 2017, vol.27, n.2, pp.335-355. ISSN 1809-4481.  https://doi.org/10.1590/s0103-73312017000200009.

A partir de uma pesquisa qualitativa sobre sociabilidades de jovens vivendo com HIV/Aids, este artigo pretende trazer algumas reflexões sobre o lugar e importância das novas redes sociais para esse grupo, destacando alguns conflitos, dilemas e tensões cotidianas em torno da doença. Entre os anos de 2012 e 2015, foram identificados e acompanhados grupos de discussão online e redes sociais que agregam pessoas vivendo com HIV/Aids. Neste artigo, através da observação participante e entrevistas semiestruturadas online, destacamos a existência de grupos de suporte online construídos por pessoas vivendo com HIV/Aids, com o objetivo de obterem informação, conselho e apoio, ainda que, para além de seu suporte emocional e de informação, possam reproduzir valores morais. Destaca-se que as biotecnologias têm propiciado novos tipos de sociabilidades e organização social, produzidos a partir de critérios de saúde e características biológicas (somáticas). Novas formas de “mobilização social” estão sendo também viabilizadas através da internet: novos engajamentos e sentidos de pertencimento que parecem ser mais transitórios, pessoais, difusos ou “líquidos”. Por sua vez, essas novas formas de sociabilidade mostram também as múltiplas formas de viver com HIV/Aids.

Palavras-chave : HIV/Aids; Jovens vivendo com HIV/Aids; Internet; Biossociabilidade; Cuidado..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )