Resumo
Explicações biológicas vêm sendo cada vez mais utilizadas, no discurso científico, para explicar transtornos mentais, incluindo aqui o transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Ao mesmo tempo, aumentam também as críticas aos argumentos de que este tipo de explicação é a única válida. Nesse cenário, podemos perguntar: como essas informações chegam à população? Nosso objetivo, portanto, é descrever de que forma o discurso científico sobre o TDAH vem sendo traduzido e apresentado pela mídia brasileira para a população, a partir da análise de 81 artigos jornalísticos recentes de dois importantes jornais do Brasil: a Folha de São Paulo e O Globo. Dividimos os resultados em três grandes temas: “o aumento no número de diagnósticos e a medicalização da vida”, “o tratamento medicamentoso” e “a clínica psiquiátrica, critérios e diagnósticos”, que apareceram de forma recorrente nas reportagens analisadas. Na mídia, o discurso científico hegemônico não conquistou um espaço monopolizado (apesar de representar 65% das reportagens analisadas), mas o divide com o discurso da medicalização e da crítica ao excesso de diagnósticos e terapêuticas.
Palavras-chave:
transtorno de deficit de atenção com hiperatividade; mídia escrita; representações; pesquisa qualitativa; Brasil