SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Gender: pathways and dialogues between feminist and biomedical studies from the 1950s to 1970sPublic Policies related to Leprosy Physical Disabilities at the turn of the century: a decade of (lack of) control ? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 0103-7331versión On-line ISSN 1809-4481

Resumen

PAEZ, Anita Silva  y  MOREIRA, Martha Cristina Nunes. Sobre a performance de sofrimento na web: narrativas de mães de crianças com condições crônicas complexas de saúde em uma revista eletrônica. Physis [online]. 2019, vol.29, n.1, e290104.  Epub 18-Abr-2019. ISSN 1809-4481.  https://doi.org/10.1590/s0103-73312019290104.

O objetivo deste artigo é discutir a performance de sofrimento a partir das narrativas de mães de crianças com condições crônicas complexas de saúde veiculadas em uma revista eletrônica, seguindo também a pista de alguns links que levam a blogs. A visibilidade dos conteúdos compartilhados na internet, seja qual for a plataforma, e sua crescente função social de construção conjunta levam-nos a voltar nossa atenção especificamente para este espaço contemporâneo. A partir de uma imersão de inspiração etnográfica nos escritos, foram identificados movimentos engendrados pelas narrativas: captura, afirmação de um lugar, constituição de um vetor de forças e luta simbólica. Na forma de um ensaio, buscou-se articular discursivamente o material empírico com questões teóricas. A internet é um importante recurso de aproximação e vinculação ao ensejar a circulação de narrativas contra-hegemônicas. Mostrar o rosto e o nome, próprios e do filho, pode fazer parte de um movimento que afirme uma individualidade sofredora, mas pode também culminar na produção de novos sentidos, ampliando o campo de possibilidades, inclusive simbólicas, para mães e crianças.

Palabras clave : doença crônica; criança; narrativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )