SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Articulation of the Psychosocial Care Network and local continuity of care: problematizing possible relationshipsThe beats of drums in backyards: the understandings of Umbanda people on health, illness and care índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 0103-7331versión On-line ISSN 1809-4481

Resumen

LAMEGO, DENYSE TELLES DA CUNHA  y  MOREIRA, MARTHA CRISTINA NUNES. O diagnóstico como “passaporte” para reconhecimento e significação das experiências na dislexia. Physis [online]. 2019, vol.29, n.3, e290311.  Epub 25-Nov-2019. ISSN 1809-4481.  https://doi.org/10.1590/s0103-73312019290311.

Analisamos as implicações do diagnóstico de dislexia na produção de sentidos sobre as experiências relacionadas a esta condição, a partir da ótica de diferentes atores sociais em campos de interações diversos. Utilizamos o método de narrativas em diálogo com os conceitos de “normalidade” e “patologia”, “ideologia” e “cultura” e com o campo teórico-conceitual da “Sociologia do Diagnóstico”. Realizamos 19 entrevistas-narrativas com atores sociais diferentemente posicionados na estrutura social, recrutados a partir da rede social Facebook, no grupo “Dislexia e Pais”. Discutiu-se o contexto sócio-histórico de construção social da categoria diagnóstica “dislexia”; a peregrinação por diagnóstico, barreiras e conflitos encontrados nos sistemas de saúde e educação; a importância do diagnóstico biomédico para a significação da experiência de adoecimento pela dislexia; o papel e as funções do diagnóstico de dislexia para a busca de reposicionamentos e reordenamentos da vida cotidiana, para a construção de marcas identitárias, assim como para o reconhecimento e acesso a direitos em espaços públicos. O diagnóstico de dislexia foi interpretado como um personagem principal que apresenta funções positivas e negativas na vida cotidiana de pessoas vivendo com essa condição.

Palabras clave : dislexia; diagnóstico; sociologia do diagnóstico; narrativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )