SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Barriers to implementing early breast and cervical cancer detection guidelines in BrazilCare trajectories of users with precursor lesions of cervical cancer by primary health care in a health region: free transit, length and stop points author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331On-line version ISSN 1809-4481

Abstract

OLIVEIRA, KÁTIA SANTOS DE; BADUY, ROSSANA STAEVIE  and  MELCHIOR, REGINA. O encontro entre Núcleo de Apoio à Saúde da Família e as equipes de Saúde da Família: a produção de um coletivo cuidador. Physis [online]. 2019, vol.29, n.4, e290403.  Epub Nov 25, 2019. ISSN 1809-4481.  https://doi.org/10.1590/s0103-73312019290403.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado com a finalidade de reorganizar a assistência à saúde e auxiliar na qualificação do SUS. A organização do processo de trabalho do NASF depende da existência de espaços coletivos, de momentos de encontros em que trabalhadores possam estar juntos para implementação de ações mais qualificadas, aumentando a capacidade resolutiva das equipes. Este artigo tem como objetivo analisar os processos vivenciados pela equipe NASF para produção de momentos de encontro como meio de produzir apoio às equipes de saúde da família. Pesquisa de abordagem do tipo qualitativa, que utilizou no trabalho de campo observação e grupo focal. Como resultados, são apresentados os processos vividos pela equipe NASF para a produção de coletivo, descrevendo como foi construído o espaço da reunião de matriciamento e os processos vividos que contribuíram para isso, como momentos informais de encontros, como o do cafezinho. A equipe NASF buscava alternativas de integração, no entanto, sua prática era capturada pelo processo de trabalho operante e pelo modelo hegemônico. A aposta em encontros intercessores, onde saberes, tanto técnicos como os da vida, sejam compartilhados é um caminho a ser trilhado na produção de um coletivo.

Keywords : Saúde da Família; apoio; produção de coletivo; cuidado em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )