SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Poetry and medical humanities in the Southern Cone: some propositions from Virna Teixeira's workVisible and invisible walls: reflections on the itinerary of drug users in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331On-line version ISSN 1809-4481

Abstract

CANDIDO, LAISE CORDEIRO; FINKLER, MIRELLE; BASTOS, JOÃO LUIZ  and  FREITAS, SÉRGIO FERNANDO TORRES DE. Conflitos com o paciente, cor/raça e concepções de estudantes de Odontologia: uma análise com graduandos no Sul do Brasil. Physis [online]. 2019, vol.29, n.4, e290410.  Epub Nov 25, 2019. ISSN 1809-4481.  http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312019290410.

Os processos sócio-históricos ocorridos no Brasil resultaram em desigualdades de saúde entre diferentes grupos étnico-raciais. A fim de investigar tais desigualdades na Odontologia, este estudo buscou avaliar se concepções de seus graduandos variam em função da cor/raça de um paciente, quando confrontados com a discordância dele e a necessidade de identificar fatores responsáveis pelo insucesso do tratamento. Os dados foram coletados com um questionário autopreenchível, respondido por 166 alunos matriculados em um curso de Odontologia no Sul do Brasil. Apresentou-se um caso clínico hipotético aos estudantes em dois momentos distintos: no primeiro, o paciente foi caracterizado com a cor negra; no segundo, branca. Os casos demandavam tratamento de um problema dental idêntico, após o qual foram aplicadas perguntas abertas, cujas respostas foram examinadas por meio da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados sugerem um comportamento menos respeitoso e menos autonomia dada ao paciente negro em relação ao branco. Os pacientes negros também foram mais responsabilizados por falhas no tratamento, quando comparados a seus pares brancos. Com base nesses resultados, sugerimos que a formação dos profissionais de saúde se concentre no tema das desigualdades raciais, para melhor equipá-los para a construção de uma sociedade menos desigual.

Keywords : serviços de saúde; educação profissional; graduação; saúde bucal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )