SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Conflicts with the patient, race and conceptions held by Dental students: The case of undergraduates from Southern BrazilThe profile of the child population with suspected diagnosis of autism spectrum disorder attended by a Specialized Rehabilitation Center in a southern Brazilian city author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331On-line version ISSN 1809-4481

Abstract

OLIVEIRA, LANNUZYA VERÍSSIMO E; COELHO, ARDIGLEUSA ALVES; SALVADOR, PÉTALA TUANI CÂNDIDO DE OLIVEIRA  and  FREITAS, CLAÚDIA HELENA SOARES DE MORAIS. Muros (in)visíveis: reflexões sobre o itinerário dos usuários de drogas no Brasil. Physis [online]. 2019, vol.29, n.4, e290411.  Epub Nov 25, 2019. ISSN 1809-4481.  https://doi.org/10.1590/s0103-73312019290411.

Trata-se de um ensaio teórico que objetiva contribuir com o debate sobre o cuidado destinado aos usuários de drogas no Brasil. Assim, problematiza a abordagem proibicionista e segregatória historicamente ofertada a essa população e propõe discussão sobre o uso de drogas na perspectiva da saúde e das ciências sociais/jurídicas. Além disso, analisa o itinerário dos usuários de drogas, os quais acabam por ocupar “permanentemente” e de forma cíclica espaços públicos que corroboram o agravamento de sua trajetória de vida e adoecimento, ocasionando ônus direto sobre si e sobre sua família, potencializando a segregação social e redesenhando os manicômios, as penitenciárias e as ruas. São revisitadas algumas contribuições sociológicas e antropológicas de Erving Goffman, que oferecem chaves de interpretação para o entendimento dos estigmas que permeiam os usuários de drogas, sobretudo após a inclusão destes em instituições totais. As reflexões propostas ressaltam a necessidade de consolidar as estratégias de redução de danos como ferramenta de cuidado ético e integral a esta clientela.

Keywords : usuários de drogas; prisões; hospitais psiquiátricos; população de rua.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )