SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2What does crack have to do with the street? A narrative review with political implications (2011-2017)The consoling potential of psychographed letters in the emotional health of bereaved people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331On-line version ISSN 1809-4481

Abstract

COUTINHO, Maria Fernanda Cruz; PORTUGAL, Clarice Moreira; NUNES, Mônica de Oliveira  and  O’DWYER, Gisele. Articulações entre o projeto de Saúde Mental Global e os aspectos culturais do cuidado na Rede de Atenção Psicossocial e Atenção Primária à Saúde no Brasil. Physis [online]. 2020, vol.30, n.2, e300219.  Epub Sep 25, 2020. ISSN 1809-4481.  https://doi.org/10.1590/s0103-73312020300219.

O artigo objetivou discutir a centralidade do conceito de cultura e suas implicações no projeto da Saúde Mental Global (SMG), numa perspectiva macro, mas também no âmbito local - mais especificamente no Sistema Único de Saúde (SUS) na relação entre os dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e atenção primária à saúde (APS). Para tanto, concentrou-se a discussão em dois blocos distintos: no primeiro, foi realizada uma reflexão a respeito do projeto da SMG sob a perspectiva da garantia de direito à saúde, considerando aspectos socioculturais do sofrimento mental. No segundo bloco, aborda-se como essa leitura pode contribuir para o incremento das práticas de cuidado na interface entre a atenção primária à saúde e em saúde mental no SUS. Concluiu-se que considerar a cultura é fundamental para a condução da boa prática em saúde mental, de modo que a SMG seja necessariamente polifônica, ao tempo que garanta e universalize o direito à saúde, sendo um potente aliado na luta pela defesa do SUS.

Keywords : saúde mental, Atenção Primária à Saúde; Saúde Mental Global; cultura.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )