Controle do trabalho |
Mecanismos de supervisão |
Na ficha eu tenho como ver se pelo menos as oito visitas por dia foram realizadas, dificilmente eles passam dos oito né? Mas, é a forma que eu tenho de fiscalizar a ação dos agentes na área. Uma vez por mês eu faço. Essa é a minha forma de avaliação. (Supervisor 05) A produtividade avalia mais os aspectos quantitativos. Infelizmente é quantitativo, é tudo número, tudo número, número. (ACS 12) |
Influência da supervisão sobre a organização de trabalho |
Eu percebo que se eu cobrar eles fazem, se eu não cobrar eles não fazem. Então, o enfermeiro tem um papel primordial na organização do trabalho. Se você cobrar que eles façam, eles fazem, o que você não cobrar, não faz, e aí fica bem desorganizado. (Supervisor 06) Essa questão do monitoramento e avaliação é uma coisa fundamental para gerar recurso, né? Se você não tá trabalhando, não tá gerando os dados, o recurso não vem. Então, nossa cobrança, nossa supervisão é mais nesse sentido. (Gestor 02) |
Apoio ao trabalho |
Acolhimento de demandas e escuta |
Quando a gente não consegue a gente passa pra enfermeira, né? A gente tem um tempinho pela manhã pra se reunir com ela. (ACS 15) Às vezes, a gente tá na área e surge alguma demanda, até na hora ali a gente manda um zap pra enfermeira, ela responde de imediato. Aí tem essa facilidade, união e comunicação boa. (ACS 18) |
Resolução de problemas |
Tem casos que não é da nossa responsabilidade que o agente não consegue resolver sozinho, porque depende da enfermeira, e aí tem essa ligação, é gostosa essa ligação, esse ir e trazer, né? (ACS 06) Porque a gente sai do posto pra ir até o paciente, você traz uma demanda, então chega aqui você tem que ter alguém pra te apoiar, pra te ajudar, pra te orientar pra você levar uma resposta (ACS 15) |
Apoio ao trabalho |
Apoio à organização do trabalho |
Antes deles saírem pra área a gente tá coordenando, orientando as demandas do próprio serviço, eles colocam as dificuldades deles, então a gente tá sempre orientando. (Supervisor 02) A enfermeira não consegue mais ter pernas pra essa supervisão da forma que que deveria ser. Aquela supervisão diária que deveria acontecer, ela já não acontece mais devido à demanda. A gente precisa priorizar outras coisas e acaba não conseguindo. (ACS 16) |
Apoio da gestão municipal aos supervisores |
Hoje tem mil coordenadoras, tem uma apoiadora, mas que não apoia nada. Na maioria das vezes, não apoia nada. Aqui, atualmente, eu nem sei quem é a apoiadora, não conheço. (Grupo Focal 03) A supervisão direta é das enfermeiras lá, eu como apoiadora, minha postura é não interferir muito nisso daí. (Gestor 04) |
Prática educativa e de formação |
Modelos de formação instituídos |
O processo de formação e capacitação ainda é deficiente. Mas, eu ainda faço quando eu percebo alguma demanda na área ou que chega aqui pra gente, eu geralmente faço alguma atividade educativa na própria reunião. Mas, eu considero isso uma deficiência. Por mais que eu faça, ainda é pontual, não é uma coisa rotineira, de fazer uma vez por mês, não é. (Supervisor 08) Eu acho que precisa sim que o polo [de educação permanente] entre nessas questões de capacitação permanente mesmo. Que seja aquela coisa, não coisa pontual, coisa pontual acaba. (Gestor 02) |
Temas das atividades educativas |
São muitas doenças, né? Aí quando vem as sazonais a gente chama atenção pra o Sarampo, pra Dengue... tá sempre batendo nesta tecla. (Supervisor 02) Esse curso que a gente começou, disseram que iria ser dois ou três módulos e a gente só fez um módulo. Foi extremamente positivo, foi muito bom, só que eles começaram e deixaram no meio do caminho. (Grupo Focal 02) Falta também por parte do apoio institucional questões de formação para o agente comunitário relacionados ao seu processo de trabalho e não só questões da vigilância epidemiológica, pra se tratar de tuberculose. Mas questões do processo de trabalho do ACS. (Supervisor 08) |
Contribuições da educação para o trabalho |
Como é um grupo que trabalha com muita gente sempre surge dúvidas, então a gente tem que chamar, puxar pro foco, pra o que realmente é importante. (Supervisor 02) A enfermeira gosta de tá deixando a gente atualizado, ela fez um curso, uma capacitação no dia de reunião e empoderou a gente mais da vacina. (ACS 08) |