Acessibilidade / Reportar erro

O SUS na vida dos brasileiros: assistência, acessibilidade e equidade no cotidiano de usuários da Atenção Primária à Saúde

SUS in the lives of Brazilians: care, accessibility, and equity in the daily life of Primary Health Care users

Resumo

Objetivo:

compreender a assistência à saúde, equidade e acessibilidade no cotidiano de usuários da Atenção Primária à Saúde (APS).

Metodologia:

trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, delineado pelo método de Estudo de Casos Múltiplos Holístico e pelo referencial teórico da Sociologia Compreensiva do Cotidiano. Participaram 77 usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) de dois municípios de Minas Gerais, Brasil.

Resultados:

foram identificadas a noção do usuário sobre o SUS, sua idealização, a realidade vivida considerando a acessibilidade e a assistência na APS, relacionando-as com o direito à saúde.

Conclusões:

a APS ainda enfrenta dificuldades para efetivamente ser a porta de entrada preferencial nas realidades estudadas. Observam-se limites de estrutura na APS para alcançar a assistência integral em rede. A superação de dificuldades e limites é central para o fortalecimento do SUS.

Palavras-chave:
acesso aos serviços de saúde; assistência à saúde; equidade em saúde; atenção primária à saúde; Sistema Único de Saúde

PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br