SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Influence of residues from oil shale mining on growth and concentration of Cd, Co and Cr in Avena strigosa Schreber plantsFunction the hypsometric relation of Eucalyptus dunnii Maiden author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

ALMEIDA, Jaime Antonio de  and  ERNANI, Paulo Roberto. Influencia do solvente, da relação solo/solvente, e da incubação das amostras úmidas na variação do pH de solos Catarinenses. Cienc. Rural [online]. 1996, vol.26, n.1, pp. 81-85. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84781996000100015.

O pH do solo é um dos índices mais importantes na avaliação da disponibilidade de nutrientes. Seu valor numa mesma amostra pode variar, entretanto, em função dos cuidados após a amostragem e das técnicas laboratoriais utilizadas. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito do tipo de solvente, da relação solo/solvente, e da incubação de amostras úmidas, nos valores de pH de 49 solos catarinenses. Determinou-se o p H usando-se água (pH-H2O) ou solução de CaCl2 0,01 mol/L (pH-CaCl2 como solvente, nas relações solo/solvente de 1:1 e 1:2,5, nas amostras sem calcário, tanto nas que foram secas após a coleta (não incubadas) como naquelas incubadas úmidas durante 5 meses. O pH foi também determinado nas amostras da curva de neutralização da acidez de alguns solos, após a incubação, antes e depois da lavagem do excesso de sais das mesmas com água destilada. O uso de diferentes relações solo/solvente (1:1 e 1:2,5) não afetou os valores de pH em nenhum dos solventes usados. Houve uma alta associação positiva (r2 = 0,96) entre os valores de pH determinados nos dois solventes, sendo que o pH-CaCl2 foi, em média, 0,6 unidades menor que o pH-H2O. A incubação das amostras úmidas diminuiu o pH de vários solos devido à acumulação de sais, e a diminuição foi maior no pH-H2O do que no pH-CaCl2. A percolação de água pelas amostras lavou o excesso de sais e corrigiu parcialmente o decréscimo causado pêlos sais no pH-H2O, porém teve pequeno efeito no pH-CaCl2. A recomendação de calcário para atingir valores de pH pré-estabelecidos foi superestimada quando as quantidades foram obtidas das curvas de pH-H2O das amostras não lixiviadas.

Keywords : pH; sais; calagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese