SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Effects of phenolic compounds, activated charcoal and physical media on nodal segment development of Cordia verbenacea L.Use of induced mutations and reciprocal crosses in the improvement of genetic variability for heading date in triticale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

BISOGNIN, Dilson Antônio; ALMEIDA, Milton Luiz de; GUIDOLIN, Altamir Frederico  and  NASCIMENTO, João Antônio do. Desempenho de cultivares de feijão em semeadura tardia no planalto catarinense. Cienc. Rural [online]. 1997, vol.27, n.2, pp. 193-199. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84781997000200004.

A semeadura tardia é uma prática cultural que vem sendo utilizada pelos produtores de feijão do planalto catarinense, apesar de não recomendada pela pesquisa. Com o objetivo de avaliar o desempenho de cultivares de feijão em semeadura fora da época recomendada, conduziu-se um experimento em Lages, SC, nos anos agrícolas de 1993/94 e 1994/95. Foram utilizadas oito cultivares de feijão, sendo seis do grupo comercial preto e duas do carioca, semeadas em meados de novembro (época recomendada), de dezembro e de janeiro. Os tratamentos foram distribuídos segundo um fatorial 2 x 3 x 8 (ano x época de semeadura x cultivar) em blocos ao acaso, com quatro repetições. O atraso da semeadura reduziu o sub-período emergência-início de florescimento, afetando significativamente o crescimento das plantas. O número de legumes/planta e de grãos/legume e peso de 1000 grãos foram significativamente afetados pelo atraso da semeadura, o que resultou em reduções no rendimento de grãos da ordem de 24,6% para a semeadura de dezembro e de 56,7% para a de janeiro, em relação a de novembro, ou seja, uma redução de 0,95% no rendimento de grãos a cada dia de atraso da semeadura. Concluiuse que o atraso da semeadura de feijão no planalto catarinense reduz significativamente o rendimento de grãos; a indicação desta prática deve ser acompanhada da recomendação de cultivares específicas e de um manejo adequado; e utilizando as recomendações de manejo da cultura do feijão, a cultivar BR/ IPAGRO 1-Macanudo é a de melhor desempenho em semeadura tardia no planalto catarinense.

Keywords : época de semeadura; rendimento de grãos; Phaseolus vulga.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese