SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3DNA markers and their application in plant breeding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

TIMM, Cláudio Dias  and  RIET-CORRREA, Franklin. Plantas tóxicas para suínos. Cienc. Rural [online]. 1997, vol.27, n.3, pp. 521-528. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84781997000300027.

Revisam-se as intoxicações por plantas que ocorrem em suínos no Brasil, Uruguai e Argentina. Descrevem-se a intoxicação por sementes de Senna occidentalis, que causa necrose muscular segmentar e lesões hepáticas, e a intoxicação por sementes de Aeschynomene sp., caracterizada por áreas de degeneração focais e simétricas na substância branca do cerebelo. Mencionam-se, também, a intoxicação por Wedelia glauca e Xantium spp., que causam necrose centrolobular no fígado; a intoxicação por Amaranthus spp., que produz necrose tubular tóxica; a intoxicação por Solanum malacoxylon, caracterizada por calcificação dos tecidos moles; a intoxicação por frutos maduros de Melia azedarach, que causa sinais nervosos, digestivos e musculares; e a intoxicação por Crotalaria spectabilis, estudada experimentalmente no Brasil como causa de hepatite crônica.

Keywords : plantas tóxicas; suínos; Senna occidentalis; Amaranthus spp.; Aeschynomene sp.; Melia azedarach; Wedelia glauca; Xanthium spp.; Solanum malacoxylon; Crotalaria spectabilis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese