SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3DNA markers and their application in plant breeding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

TIMM, Cláudio Dias  and  RIET-CORRREA, Franklin. Plantas tóxicas para suínos. Cienc. Rural [online]. 1997, vol.27, n.3, pp.521-528. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84781997000300027.

Revisam-se as intoxicações por plantas que ocorrem em suínos no Brasil, Uruguai e Argentina. Descrevem-se a intoxicação por sementes de Senna occidentalis, que causa necrose muscular segmentar e lesões hepáticas, e a intoxicação por sementes de Aeschynomene sp., caracterizada por áreas de degeneração focais e simétricas na substância branca do cerebelo. Mencionam-se, também, a intoxicação por Wedelia glauca e Xantium spp., que causam necrose centrolobular no fígado; a intoxicação por Amaranthus spp., que produz necrose tubular tóxica; a intoxicação por Solanum malacoxylon, caracterizada por calcificação dos tecidos moles; a intoxicação por frutos maduros de Melia azedarach, que causa sinais nervosos, digestivos e musculares; e a intoxicação por Crotalaria spectabilis, estudada experimentalmente no Brasil como causa de hepatite crônica.

Keywords : plantas tóxicas; suínos; Senna occidentalis; Amaranthus spp.; Aeschynomene sp.; Melia azedarach; Wedelia glauca; Xanthium spp.; Solanum malacoxylon; Crotalaria spectabilis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License