SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Ocorrência precoce da mosca das frutas em ameixasEmprego de ceratoplastia lamelar bilateral no tratamento de descemetocele em cão com botulismo, utilizando-se cápsula renal eqüina e enxerto conjuntival pediculado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

BITTENCOURT, Vânia Rita Elias Pinheiro; MASCARENHAS, Andréa Gemal  e  FACCINI, João Luiz Horacio. Mecanismo de infecção do fungo Metarhizium anisopliae no carrapato Boophilus microplus em condições experimentais. Cienc. Rural [online]. 1999, vol.29, n.2, pp. 351-354. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84781999000200028.

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o mecanismo de penetração do fungo Metarhizium anisopliae em Boophilus microplus em condições experimentais. As infecções foram realizadas utilizando amostra de M. anisopliae isolada de carrapatos. A suspensão de conídios do fungo foi preparada utilizando água destilada e espalhante adesivo Tween 80 e foi quantificada na concentração de 108 conídios/ml. As fêmeas ingurgitadas foram banhadas nesta suspensão durante cinco minutos e, após este período, foram levadas à câmara climatizada. Três dias após a infecção, as fêmeas foram fixadas utilizando tetróxido de ósmio e glutaraldeído, posteriormente desidratadas em bateria de álcool etílico com acetona. Após a desidratação, esse material foi levado à metalização e ao microscópio eletrônico de varredura, onde se observou a fixação dos conídios na cutícula das fêmeas, havendo germinação e a dilatação da extremidade do tubo germinativo em todas as amostras. Esta dilatação observada foi devido à formação do apressório, apesar de não ser possível observar esta estrutura sobre a cutícula das fêmeas ingurgitadas. O tetróxido de ósmio mostrou ser um excelente fixador para fungos, enquanto o glutaraldeído mostrou ser eficiente na fixação do artrópode. Conclui-se que a forma principal de penetração deste entomopatógeno em B. microplus é através da cutícula. Cabe aqui frisar que esta é a primeira vez que é descrito o mecanismo de penetração de M. anisopliae em carrapatos.

Palavras-chave : Metarhizium anisopliae; Boophilus microplus; controle biológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português