SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Resposta imune humoral em bovinos infestados experimentalmente com larvas de Dermatobia HominisSobrevivência de blastocistos Mus domesticus domesticus vitrificados em meio contendo 9,0m de etileno glicol na presença de sacarose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

SANTOS, Tânia Regina Bettin dos; GONZALES, João Carlos; CHIES, Jocelei Maria  e  FARIAS, Nara Amélia da Rosa. Transmissão transovariana de Babesia bovis em Boophilus microplus: obtenção de cepa de carrapato livre de Babesia spp.. Cienc. Rural [online]. 2000, vol.30, n.3, pp. 455-459. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782000000300014.

O presente trabalho objetivou o estudo de parte do ciclo da Babesia bovis no seu hospedeiro invertebrado, o carrapato Boophilus microplus. Analisou-se a capacidade de infeccção e transmissão transovariana de B. bovis em partenóginas de B. microplus, alimentadas em bovinos portadores e enfermos por esse protozoário. No 18º dia após a infestação, coletaram-se partenóginas diretamente do corpo dos bovinos e teleóginas após o desprendimento natural, a partir do 21º dia. Todos os grupos foram incubados a 27ºC e umidade relativa superior a 70%. No 5º dia após o início da postura, realizou-se o exame de hemolinfa a fim de diagnosticar a infecção dos ínstares por B. bovis. A ausência de infecção detectada no exame de hemolinfa foi confirmada posteriormente com o teste biológico, revelando que partenóginas não transmitem B. bovis transovarianamente. Esses resultados oferecem uma técnica simplificada para a obtenção de cepas de carrapatos livres de B. bovis.

Palavras-chave : Boophilus microplus; Babesia spp; biologia; transmissão transovariana e cepa livre.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português