SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4General anesthesia with propofol in dogs premedicated with acepromazine and alfentanilStades method for surgical correction of upper eyelid trichiasis-entropion: results and follow-up in 21 cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

FARIA, Renato Xavier et al. Transposição do músculo reto do abdome para correção de defeito iatrogênico no diafragma em cães. Cienc. Rural [online]. 2000, vol.30, n.4, pp. 645-649. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782000000400014.

Neste experimento, foram utilizados 6 cães, com o objetivo de avaliar a viabilidade do músculo reto do abdome pediculado para correção de defeito no diafragma. O músculo foi dissecado até próximo sua inserção e deslizado para a cavidade abdominal através de uma incisão paracostal. Após a formação de um defeito no diafragma de aproximadamente 4 x l0cm, o músculo reto do abdome foi fixado com pontos de Wolff com fio de seda 2-0. Os animais foram observados por um período de tempo determinado de 15, 30 e 60 dias, quando foram operados novamente para observação macroscópica e microscópica. Tecido conetivo e áreas de hemorragia entre o retalho e diafragma, com tecido de granulação de maturidade média, foram observados no material das biópsias aos 15 dias. Aos 30 dias, foi notado pouco tecido de granulação que, aos 60 dias, era maduro. Na região do implante, foi verificada integração tecidual entre o músculo reto do abdome e diafragma com total oclusão do defeito diafragmático, formação de tecido de granulação, onde foram observadas aderências do fígado, lobo pulmonar caudal, estômago e omento. O músculo reto do abdome pediculado pode ser indicado para correção de defeitos no músculo diafragma, havendo uma completa integração tecidual na região do implante.

Keywords : cão; diafragma; enxerto; músculo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese