SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Soil moisture level on phosphorus extracted by iron oxide impregnated filter paperCanine mammary tumors: hormonal influence and effects of ovariohiysterectomy as an adjuvant therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

SANTAREM, Eliane Romanato. SAAT: tranformação de plantas mediada por ultra-som e Agrobacterium. Cienc. Rural [online]. 2000, vol.30, n.4, pp. 725-730. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782000000400029.

Vários métodos para transferência de genes em plantas têm sido propostos, possibilitando a produção de plantas transgênicas das espécies cultivadas de maior importância no mundo. Apesar da transformação de plantas utilizando Agrobacterium ter vantagens sobre os sistemas que não utilizam vetares biológicos, sua eficiência para a transferência de DNA ainda é baixa. Recentemente, foi proposta uma tecnologia, denominada SAAT (Transformação mediada por Agrobacterium e Ultra-som), que consiste no tratamento de tecidos vegetais com ultra-som em presença de Agrobacterium. Estudos com microscópio eletrônica de varredura e microscópio óptica mostraram que o tratamento com SAAT produz um grande número de ferimentos pequenos e uniformes na superfície do tecido, permitindo o acesso da Agrobacterium a tecidos subepidérmicos. SAAT aumentou a eficiência de transformação em diferentes tecidos, incluindo cotilédones imaturos, tecido foliar, culturas em suspensão, embriões somáticos e zigóticos. De várias espécies, entre elas, soja, caupi, Picea glauca, trigo e milho. Essa nova tecnologia permite aumentar a eficiência de transformação para várias espécies, principalmente aquelas recalcitrantes para Agrobacterium.

Keywords : Agrobacterium; SAAT; transformação; ultra-som.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese