SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2BLACK OAT STRAW MANAGEMENT EFFECTS ON WEEDS AND SOYBEAN YIELD IN NO-TILLAGEDIAGNOSIS OF PASSIVE IMMUNITY TRANSFER FAILURE IN CALVES BY TOTAL PROTEIN AND ITS ELETROPHORETIC FRACTIONS, IMMUNOGLOBULINS G AND M QUANTIFICATION AND GAMMA GLUTAMYL TRANFERASE ACTIVITY IN SERUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

PEREIRA, Antonio Augusto Alves  and  CRUCIANI, Décio Eugênio. ESTIMATIVA DE VARIAÇÕES NO COEFICIENTE RELATIVO DE  DIFUSÃO DOS GASES NO SOLO COM BASE NA ANÁLISE DA CURVA DE RETENÇÃO DA ÁGUA. Cienc. Rural [online]. 2001, vol.31, n.2, pp. 245-249. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782001000200009.

O objetivo desta pesquisa foi verificar a possibilidade do uso da curva de retenção de água para estimar os incrementos no coeficiente relativo de difusão dos gases no solo, Ds/Do, durante o processo de drenagem em um Cambissolo. Numa primeira etapa, utilizou-se a curva de retenção de água para obter informações sobre os incrementos no espaço aéreo, durante a drenagem do solo. Verificou-se que os maiores incrementos, no espaço aéreo no solo, ocorreram no intervalo de tensão matricial de 0 a 20kPa. Na segunda etapa da pesquisa, utilizando gás metano (CH4), estudou-se os incrementos em Ds/Do durante a drenagem, a partir da determinação do coeficiente de difusão dos gases no solo (Ds) numa célula de difusão de duas câmaras. Essas determinações foram feitas em amostras com tensão matricial de 10kPa, 20kPa e secas ao ar, ou seja, com tensão matricial maior que 1500kPa. Os resultados obtidos evidenciaram que tanto os incrementos médios no espaço aéreo, quanto os incrementos médios em Ds/Do, foram cerca de 100 vezes maiores no intervalo de tensão matricial de 0 a 20kPa, do que no intervalo de tensão matricial de 20 a 1500kPa. Concluiu-se que, a partir da análise da curva de retenção, é possível identificar o intervalo de valores de tensão matricial em que ocorrem os maiores incrementos no espaço aéreo e em Ds/Do.

Keywords : drenagem; aeração do solo; difusão de gases no solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese