SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2CLINICAL AND HISTOLOGICAL EVALUATION OF ACRYLIC RESIN IN THE FRACTURE OF THE MANDIBLE AND MAXILLA AND SEPARATION OF MANDIBULAR SYMPHISIS IN DOGS AND CATSPREVALENCE OF SALMONELLA IN CHICKEN PRODUCTS AND HEN'S EGGS FROM PELOTAS, RS, BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

FILIPPSEN, Laerte Francisco; LEITE, Denyse Maria Galvão; SILVA, Aparecido da  and  VARGAS, Gilberto Alexandre. PREVALÊNCIA DE DOENÇAS INFECCIOSAS EM REBANHO DE SUÍNOS CRIADOS AO AR LIVRE NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ, BRASIL. Cienc. Rural [online]. 2001, vol.31, n.2, pp. 299-302. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782001000200017.

O presente trabalho objetivou determinar a prevalência de doenças infecciosas em rebanho de suínos criados ao ar livre na região sudoeste do Paraná, no período de outubro de 1996 a junho de 1999. Foram examinados um total de 969 animais. Todas as ocorrências de enfermidades observadas nos animais foram registradas. Os animais mortos no período, além de um leitão por lote, sacrificado aos 28 dias pós-desmame, foram necropsiados. Amostras de sangue foram coletadas para realização de exames sorológicos para Aujeszky, parvovirose, leptospirose e brucelose. Foram coletadas amostras de fezes dos leitões com diarréia para realização de exames bacteriológicos. A principal causa de mortalidade em leitões lactentes criados ao ar livre foi o esmagamento. A prevalência de doenças infecciosas não foi elevada. A ocorrência mais freqüente foi diarréia em leitões lactentes. O índice de pneumonia no rebanho de suínos criados ao ar livre foi baixo. Não houve ocorrência de doenças infecciosas da reprodução.

Keywords : sistema de criação ao ar livre; diarréia; esmagamento; pneumonia; leitões; suínos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese