SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue5Characterization of wheat genotypes from the crossing block of the national wheat research center, RS, BrazilDefoliation, plant population, and earliness of maize affect the incidence and severity of stalk rots author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

DA ROS, Clovis Orlando; SALET, Roberto Luiz; PORN, Rodrigo Luiz  and  MACHADO, Josemar Nerí Corrêa. Disponibilidade de nitrogênio e produtividade de milho e trigo com diferentes métodos de adubação nitrogenada no sistema plantio direto. Cienc. Rural [online]. 2003, vol.33, n.5, pp. 799-804. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782003000500002.

Este trabalho teve como objetivo avaliar a disponibilidade de N para as culturas de milho e trigo com diferentes métodos de adubação nitrogenada. O estudo foi realizado na Universidade de Cruz Alta, em Latossolo Vermelho Distrófico argiloso, com seis anos no sistema plantio direto. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por combinações de diferentes épocas e doses de aplicação de N. As épocas foram: em pré-semeadura, na semeadura das culturas e em cobertura. As doses foram: zero, 30 e 90kg ha-1 de N para a cultura do milho e zero, 30 e 60kg ha-1 de N para a cultura do trigo. Os valores de N mineral no solo foram afetados pelas doses e épocas das aplicações. A quantidade de N mineral no solo proveniente da adubação nitrogenada na cultura do milho diminuiu rapidamente após a aplicação. A época de aplicação de N, considerando a mesma dose, seja parcelada ou não, não influenciou a produção de matéria seca, N acumulado e produtividade de grãos. Foi observada variação somente entre as doses totais aplicadas, independentemente das épocas. As maiores produtividades de grãos foram obtidas com a utilização das doses mais elevadas de N. Em termos gerais, observou-se que a aplicação parcelada de N, na semeadura e em cobertura, conferiu as melhores produtividades, possivelmente devido a menores perdas de N e a maximização da absorção de N pelas plantas de milho e de trigo.

Keywords : nitrogênio mineral; épocas e doses de nitrogênio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese