SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue5Isolation of bovine Parainfluenza virus type 3 in Rio Grande do Sul, BrazilThe different roles of nitric oxide with focus on cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

RIZZARDI, Mauro Antônio; FLECK, Nilson Gilberto; AGOSTINETTO, Dirceu  and  BALBINOT JR., Alvadi Antônio. Ação de herbicidas sobre mecanismos de defesa das plantas aos patógenos. Cienc. Rural [online]. 2003, vol.33, n.5, pp. 957-965. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782003000500026.

As plantas necessitam defender-se continuamente do ataque de agentes biológicos e de estresses do ambiente. A imobilidade e a falta de sistema imunológico, como ocorre em animais, fizeram com que as plantas desenvolvessem mecanismos de defesa, em que cada célula possui tanto capacidade de defesa induzida quanto pré-formada. No entanto, esses mecanismos podem ser influenciados pelo uso de herbicidas. A presente revisão objetivou apresentar os efeitos de herbicidas em mecanismos de defesa das plantas contra patógenos, bem como analisar as possíveis conseqüências desse conhecimento no manejo de plantas daninhas e de culturas. Alguns herbicidas influenciam a severidade de doenças, induzindo ou inibindo a síntese de fitoalexinas. Herbicidas do grupo químico difeniléteres geram espécies reativas de oxigênio, as quais mediam a ativação de genes de defesa responsáveis pela síntese de fitoalexinas e também por reação de hipersensibilidade. O uso de subdoses de glyphosate ocasiona efeito contrário, diminuindo a produção de fitoalexinas e aumentando a severidade de doenças. A constatação desses efeitos requer a adoção de estratégias de manejo que minimizem seus impactos negativos ou que se beneficiem desses efeitos, como pode ocorrer quando do uso de bioherbicidas.

Keywords : doenças; fitoalexinas; difeniléteres; glyphosate; manejo de culturas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese