SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Uso da cola n-butil cianoacrilato na sulcoplastia de recessão em coelhos: avaliação histológicaEscova dental e dedeira na remoção da placa bacteriana dental em cães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

BRUN, Maurício Veloso et al. Solução hipersaturada de sal ou de glicerina a 98% como conservantes de centros frênicos caninos utilizados na reparação de defeitos musculares em ratos wistar. Cienc. Rural [online]. 2004, vol.34, n.1, pp. 147-153. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782004000100022.

Com os objetivos de testar a solução hipersaturada de sal (na proporção de 1,5g de sal comercial para 1ml de água tridestilada) como conservante de centro frênico canino e de comparar seus resultados com os da solução de glicerina a 98% utilizada para o mesmo fim, foram realizados implantes dessa membrana em lesões musculares produzidas em 28 ratos Wistar. Previamente às cirurgias, as soluções foram avaliadas quanto à presença de bactérias e fungos, com resultados negativos. Os defeitos foram produzidos em ambos os músculos retos abdominais de cada animal, e posteriormente reparados com centros frênicos conservados. Os ratos foram separados em sete grupos de igual número, sendo sacrificados aos três, cinco, sete, 10, 15, 30 e 60 dias do pós-operatório, o que permitiu as avaliações macro e microscópicas das regiões de implantação. Ao exame macroscópico foi constatado substituição dos implantes por tecido vivo, sem a ocorrência de eliminação dos mesmos. Ao exame microscópico, observou-se que as substituições ocorreram com a deposição de tecido conjuntivo fibroso, sendo que ao final do período de observação, já não existam membranas. Não ocorreram diferenças entre as reações teciduais no local de implantação entre os dois tratamentos. Esses resultados demonstram que os meios de conservação estudados apresentam respostas semelhantes na conservação de centro frênico canino, sendo ambos adequados para tal fim.

Palavras-chave : conservação tecidual; soluções conservantes; aloimplante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português