SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número4Patogenicidade in vitro de Monacrosporium robustum a Rotylenchulus reniformisFungicidas no controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) e produtividade da soja índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

WANDERLEY, Paulo Alves; WANDERLEY, Maria José Araújo; MEDEIROS, Marcos Barros de  e  VEIGA, Antônio Fernando de Souza Leão da. Mecanismos de ação de himenópteros parasitóides sobre Megastes spp. (Lepidoptera: Pyralidae) em agroecossistema de batata-doce (Ipomoea batatas L.). Cienc. Rural [online]. 2004, vol.34, n.4, pp. 1243-1244. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782004000400044.

Estudaram-se a presença e a ação de himenópteros parasitóides em agroecossistema de batata-doce (Ipomoea batatas L.) no município de Pedra de Fogo - PB, sobre o complexo Megastes spp, com o objetivo de identificar as espécies de parasitóides existentes, bem como descrever os principais eventos na ação de parasitismo sobre Megastes grandalis Guenee e Megastes pusialis Snellen. No levantamento direto, em 14% das plantas, existiam fêmeas de microhimenópteros ectoparasitóides da família braconidae atacando lagartas de Megastes spp. No levantamento indireto, constatou-se um ataque de parasitóide em 22% das lagartas, emergindo adultos de sete espécies das famílias braconidae, Chalcididae e Ichneumonidae, com predominância de braconídeos ectoparasitóides. Concluiu-se que a presença de parasitóides no agroecossistema da batata-doce é bastante diversificada e proporcionam uma boa contribuição na mortalidade natural da praga.

Palavras-chave : Insecta; controle biológico; Bracon.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português