SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue5Chemical characteristics of soil submitted swine liquid manure treatment and cultivated with forage grassesUse of Somacount 300, calibrated with cow milk standard, for somatic cell count in goat mik author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

SILVA, Michelle; SIQUEIRA, Edmar Ramos  and  COSTA, Jefferson Luis da Silva. Hidrólise de diacetato de fluoresceína como bioindicador da atividade microbiológica de um solo submetido a reflorestamento. Cienc. Rural [online]. 2004, vol.34, n.5, pp. 1493-1496. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782004000500025.

A atividade microbiológica tem sido utilizada como bioindicador da qualidade de solos. Neste trabalho, testou-se o método de hidrólise de diacetato de fluoresceína (FDA) para determinar a atividade microbiológica de um solo submetido a quatro tratamentos: reflorestamento com espécies nativas da mata atlântica, reflorestamento com espécies exóticas, reflorestamento com nim, sucupira e pau-pombo, solo não submetido a reflorestamento, além de solo sob mata atlântica nativa que foi utilizada como padrão de comparação. Os tratamentos que apresentaram maior atividade microbiológica foram os solos reflorestados com espécies nativas e exóticas. A hidrólise de FDA mostrou-se eficaz como indicador da atividade microbiológica nos solos submetidos a reflorestamentos.

Keywords : mata atlântica; espécies exóticas; bioindicador; microbiologia do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese