SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número6Laparoscopia nas hérnias diafragmáticas: estudo experimental em cãesFixação esquelética externa tipo Ia (unilateral-uniplanar) para osteossíntese diafisária de úmero em pombos domésticos (Columba livia) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

BECK, Carlos Afonso de Castro et al. Toracoscopia nas hérnias diafragmáticas: estudo experimental em cães. Cienc. Rural [online]. 2004, vol.34, n.6, pp. 1857-1863. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782004000600029.

Na classificação das hérnias diafragmáticas, a traumática é a forma mais prevalente em cães e gatos. A alteração, que se caracteriza por uma alteração anatômica, tem na correção cirúrgica, o tratamento recomendado. O presente estudo se propôs a avaliar a cirurgia videotoracoscópica no diagnóstico e tratamento de hérnias diafragmáticas em cães. Na primeira etapa do experimento, oito animais foram submetidos à produção de um modelo de hérnia diafragmática por meio do acesso laparoscópico. Após o período de uma semana, os cães foram submetidos à segunda etapa experimental através do acesso toracoscópico, tendo como finalidade o diagnóstico e a terapêutica cirúrgica. O acesso toracoscópico mostrou-se eficaz tanto no caráter diagnóstico das rupturas e dos deslocamentos, como na correção cirúrgica de reposição visceral e rafia diafragmática.

Palavras-chave : videotoracoscopia; hérnia diafragmática; cães.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português