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Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella et al. Resíduos culturais e resultado de análise de solo coletado com diferentes amostradores no sistema de plantio direto. Cienc. Rural [online]. 2005, vol.35, n.1, pp.69-75. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/S0103-84782005000100011.

Uma das características do sistema de plantio direto é o acúmulo de resíduos culturais na superfície do solo. Embora as recomendações técnicas preconizem a remoção desses resíduos antes da amostragem de solo, isso não ocorre quando a amostragem é efetuada utilizando o quadriciclo. Os resíduos culturais também podem ser misturados com a amostra de solo quando esse é amostrado com o trado manual e esses resíduos não são removidos da superfície do solo. Neste trabalho, estudou-se a influência dos resíduos culturais da superfície do solo nos resultados da análise de solo sob plantio direto. Amostraram-se solos com e sem a remoção de resíduos culturais da superfície. Esses procedimentos foram testados em solos contendo baixo e alto teor de argila, amostrados com o trado calador e o quadriciclo, após o cultivo de soja e milho. A influência dos resíduos culturais no resultado da análise de solo foi, em geral, pouco expressiva, variando com o tipo de amostrador, de resíduo e teor de argila do solo. Nas amostras coletadas com o quadriciclo, foi possível detectar diferenças no teor de matéria orgânica (MO) em função dos procedimentos de amostragem testados, entretanto, isso não ocorreu nas amostras coletadas com o calador. Na presença dos resíduos culturais, o teor de MO aumentou em 4g kg-1 (solo com baixo teor de argila e cultivado com soja) e em 5g kg-1 (solo com alto teor de argila e cultivado com milho). Com exceção dos teores de MO, a presença dos resíduos culturais não interferiu na interpretação dos outros atributos analisados.

Keywords : amostragem de solo; recomendação de adubação; matéria orgânica; plantio direto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

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