SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Performance of layer hens submitted or not to different methods of the beak trimmingLolium multiflorum Lam. and Paspalum urvillei steud morphogenesis under levels of phosphorus and potash author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

MARTINS, Carlos Eduardo Nogueira et al. Variáveis morfogênicas de milheto (Pennisetum americanum) mantido em duas alturas de pastejo. Cienc. Rural [online]. 2005, vol.35, n.1, pp.174-180. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/S0103-84782005000100028.

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a resposta morfogênica de milheto (Pennisetum americanum) ao uso de duas alturas de manejo da pastagem. Utilizou-se a técnica de afilhos marcados para se monitorarem as variáveis em estudo. Os tratamentos propostos foram pastagem de milheto manejada a alturas médias de 20-30 e 40-50cm. As variáveis determinadas foram: filocrono, números médios de folhas em elongação e folhas verdes por afilho, taxas de aparecimento, desfolha, elongação e senescência foliar. O tratamento com altura média de 20-30cm apresentou maior taxa de senescência e maior número de folhas elongando, respectivamente no primeiro e segundo períodos de avaliação. No tratamento com altura de 40-50cm, foi observado um maior número de folhas senescendo, maior comprimento final de folhas e filocrono, respectivamente no primeiro e segundo períodos. A taxa de desfolha diferiu entre tratamentos, sendo mais elevada na menor altura de plantas, em ambos os períodos. A taxa de aparecimento de folhas foi superior no segundo período na menor altura de plantas, influenciada pela menor altura dos afilhos neste período. As respostas morfogênicas podem ser atribuídas às modificações impostas pelos tratamentos à estrutura da pastagem. A utilização de uma altura de pastejo entre 20-30cm mantem uma maior proporção de folhas na pastagem.

Keywords : filocrono; taxa de aparecimento de folhas; taxa de elongação foliar; taxa de senescência foliar; freqüência de desfolha.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License