SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Silanization treatments on beans by hexamethyldisilazane: preliminary resultsMalignant edema in swine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

BONA, Claudine Maria de; BIASI, Luiz Antonio; ZANETTE, Flávio  and  NAKASHIMA, Tomoe. Estaquia de três espécies de Baccharis. Cienc. Rural [online]. 2005, vol.35, n.1, pp.223-226. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/S0103-84782005000100037.

O cultivo da carqueja é importante para o fornecimento de matéria prima de alta qualidade para a indústria de fitoterápicos, sendo necessária a definição de uma forma eficiente de produção de mudas. Este trabalho foi realizado com o objetivo de estudar o efeito de diferentes partes do ramo e substratos na estaquia de Baccharis articulata, Baccharis trimera e Baccharis stenocephala. Os experimentos foram conduzidos em casa-de-vegetação sob condição de nebulização intermitente, testando: 1)diferentes partes do ramo (estaca basal, estaca mediana e estaca apical) com delineamento em blocos ao acaso, quatro repetições de 15 estacas por parcela; e 2)diferentes substratos (solo, areia, vermiculita, casca de arroz carbonizada e Plantmax®), com delineamento inteiramente ao acaso, quatro repetições de 15 estacas por parcela. A posição da estaca de B. trimera não afetou a porcentagem de enraizamento, massa seca de raízes e número de raízes emitidas por estaca, ocorrendo apenas maior porcentagem de estacas brotadas das partes mediana e basal. Para B. articulata e B. stenocephala, houve tendência das estacas apicais e medianas apresentarem maior enraizamento e desenvolvimento das raízes. Os substratos testados não apresentaram diferenças significativas para as variáveis analisadas em B. trimera, mas para B. stenocephala e B. articulata a areia foi o pior substrato.

Keywords : Baccharis articulata; Baccharis trimera; Baccharis stenocephala; substratos; propagação vegetativa; planta medicinal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License