SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Quality of ‘Gala’ apples stored in dynamic and static controlled atmosphere with air renovationSubstrates on seedling emergency and polyembryony of citrus rootstocks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

MARIOT, Márcio Paim et al. Presença do arilo na produção de mudas de Maytenus ilicifolia. Cienc. Rural [online]. 2005, vol.35, n.2, pp. 468-470. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782005000200038.

A propagação da espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) é feita por sementes, sendo indicada a retirada do arilo para a semeadura, prática que demanda muito tempo e mão-de-obra. O experimento foi instalado com o objetivo de avaliar a influência do arilo na produção de mudas de espinheira-santa. Foram utilizados dois acessos do Banco Ativo de Germoplasma de M. ilicifolia da Embrapa Clima Temperado, 30 e 91. Os tratamentos utilizados foram: T1 - sementes com arilo retirado logo após a abertura das cápsulas (armazenadas em câmara fria sem arilo); T2 - sementes com arilo retirado no dia da semeadura (armazenadas em câmara fria com arilo) e T3 - sementes sem a retirada do arilo. Foram avaliados: dias da semeadura à emergência (DSE); porcentagem de emergência em canteiros (%EC); comprimento da parte aérea (CPA); diâmetro da base do caule (DBC) e número de folhas/planta (NF). A presença do arilo nas sementes de M. ilicifolia não influenciou os caracteres DSE, %G, DBC e NF, podendo influenciar apenas no caráter comprimento da parte aérea, dependendo da constituição genética da população, não sendo necessária a retirada do arilo para a semeadura.

Keywords : Celastraceae; sementes; caracteres morfológicos; caracteres fisiológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese