SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Nitrogen loss through above-ground parts of wheat plantsBackcross as a strategy to identify genotypes and develop promising oat segregating populations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

CAIERAO, Eduardo et al. Análise da adaptabilidade e da estabilidade de genótipos de trigo como ferramenta auxiliar na recomendação de novas cultivares. Cienc. Rural [online]. 2006, vol.36, n.4, pp. 1112-1117. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782006000400011.

A análise da adaptabilidade e da estabilidade de genótipos de trigo auxilia o melhorista na recomendação de novas cultivares, indicando linhagens de adaptação ampla ou específica aos ambientes. Esse procedimento é particularmente importante para a cultura do trigo, principalmente levando em consideração a grande diversidade de ambientes a que o cereal é submetido no Brasil. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar genótipos de trigo com ampla adaptação e estáveis para recomendação. Os dados para as análises foram obtidos a partir do ensaio de Valor de Cultivo e Uso (VCU) estabelecido nas diferentes regiões de adaptação do Brasil, em 2003 e 2004. O delineamento experimental usado foi o de blocos ao acaso, com 4 repetições. A variável analisada foi o rendimento de grãos. Para fins de comparação, foram usadas três cultivares como testemunhas: "CEP 24", "BRS 194" e "Ônix". Para a determinação da adaptabilidade e da estabilidade dos genótipos, foram usados os métodos descritos por Eberhart & Russel e por Lin & Binns. Quatro genótipos apresentaram ampla adaptabilidade e estabilidade (b=1 e S2d=0) pelo método de Eberhart & Russel destes, dois não diferiram estatisticamente da melhor testemunha. Os coeficientes de determinação foram significativos e explicaram o comportamento de todos os genótipos avaliados (R2>80% e significativo). O modelo de Lin & Binns gerou resultados coerentes com o de Eberhart & Russel, para a maioria das linhagens avaliadas. Os genótipos PF 990313 e PF 980524 destacaram-se pela ampla adaptação e produtividade média, podendo ser recomendados para todas as regiões tritícolas do Brasil.

Keywords : Triticum aestivum; cultivares; germoplasma; melhoramento genético.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese