SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Backcross as a strategy to identify genotypes and develop promising oat segregating populationsDynamics of monosaccharides content in two year old buds and stems of apple tree during the dormancy period author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

CAIERAO, Eduardo; CARVALHO, Fernando Irajá Félix de  and  FLOSS, Elmar Luis. Seleção indireta para o incremento do rendimento de grãos em aveia. Cienc. Rural [online]. 2006, vol.36, n.4, pp. 1126-1131. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782006000400013.

Para suportar a expansão na área de cultivo de aveia e o aproveitamento industrial dos seus grãos, o melhoramento genético deve ser cada vez mais eficiente, dando origem a genótipos mais produtivos em menor período de tempo. Uma das estratégias de melhoramento que pode ser empregada para otimizar a identificação de genótipos de alto potencial produtivo é a seleção indireta, desde que seja realizada via caráter de fácil mensuração e de alta correlação com a produtividade final. Assim, o trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência da utilização do caráter massa da panícula como critério de seleção indireta para incremento no rendimento de grãos de aveia. Foram conduzidas populações segregantes em gerações F2 e F3, submetidas a três ambientes de seleção. Em cada local, sobre as populações de melhor desempenho, foi realizada uma amostragem aleatória de 10 panículas, que foram pesadas e classificadas como superiores ou inferiores de acordo com a sua massa, em função do desvio padrão da média. A resposta à seleção foi avaliada na geração seguinte, por meio de variáveis fenotípicas (massa da panícula e rendimento de grãos) e de parâmetros genéticos, nos três ambientes de seleção. Panículas de massa superior deram origem a panículas de massa também superior na geração posterior, nos três ambientes de seleção. Por outro lado, para a variável rendimento de grãos, o critério de seleção foi efetivo somente em um ambiente. Os resultados demonstraram que a seleção indireta constitui uma boa ferramenta de seleção para rendimento de grãos em aveia, desde que realizada em ambientes responsivos, que permitam a expressão máxima dos genótipos.

Keywords : Avena sativa; melhoramento genético; massa da panícula.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese