SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Indirect selection to increment grain yield in oatsNitrogen and potassic fertilization on development of passion fruit seedlings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

CARVALHO, Ruy Inacio Neiva de  and  ZANETTE, Flávio. Dinâmica do conteúdo de monossacarídeos em gemas e ramos de dois anos de macieira durante a endodormência. Cienc. Rural [online]. 2006, vol.36, n.4, pp. 1132-1137. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782006000400014.

O objetivo do trabalho foi determinar as variações do conteúdo de glucose, frutose e sorbitol em gemas e ramos de dois anos de macieira que receberam ou não frio suplementar durante o período de dormência. Os ramos da cultivar Imperial Gala foram coletados em Porto Amazonas-PR, região de baixa ocorrência de frio, em intervalos de 21 dias, de abril a agosto, e receberam ou não tratamento com frio suplementar de 1.440 horas, à temperatura de 4 a 7°C. As análises dos monossacarídeos foram realizadas em gemas e porções de ramos adjacentes a elas por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). Houve acúmulo de glucose e frutose em gemas de macieira de abril a agosto, e este aumento foi estimulado pelo tratamento com 1.440 horas de frio. O conteúdo de glucose e frutose nos ramos adjacentes às gemas elevou-se de abril ao início de agosto, com posterior queda no final de agosto e o tratamento com frio antecipou esta dinâmica. O conteúdo de sorbitol em gemas e ramos de macieira oscilou de abril a agosto, e sua dinâmica foi alterada pelo frio.

Keywords : Malus domestica Borkh.; "Imperial Gala"; fisiologia; glucose; frutose; sorbitol.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese