SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Effect of boron and cattle manure fertilization on yield productivity fig tree and on soil propertiesRelationship between nutrients in solid phase and soil solution of a "latossolo" (oxisol) in the first year of no-tillage and conventional systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

CARGNELUTTI FILHO, Alberto; MATZENAUER, Ronaldo  and  MALUF, Jaime Ricardo Tavares. Variabilidade temporal e espacial do tamanho de amostra da temperatura mínima do ar no Rio Grande do Sul, Brasil. Cienc. Rural [online]. 2006, vol.36, n.4, pp. 1156-1163. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782006000400018.

Com o objetivo de verificar a existência de variabilidade temporal e espacial do tamanho de amostra da temperatura mínima do ar média mensal de trinta e sete municípios do Rio Grande do Sul, utilizaram-se os dados de temperatura mínima do ar do período de 1931 a 2000. Determinou-se o tamanho de amostra da temperatura mínima do ar média mensal em cada mês e município. Realizou-se análise de agrupamento dos meses e dos municípios pelo método hierárquico "vizinho mais distante". Há variabilidade do tamanho de amostra (número de anos) para a estimativa da temperatura mínima do ar média mensal no Estado do Rio Grande do Sul no tempo e no espaço. Maior tamanho de amostra, no Estado do Rio Grande do Sul, é necessário nos meses de maio, junho e julho, com diminuição gradativa em direção a janeiro e dezembro. Há variabilidade do tamanho de amostra entre os municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

Keywords : análise estatística; tamanho de amostra; temperatura mínima do ar; Sul do Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese