SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Physical-hidric quality and soybean (Glycine max L.) and black bean (Phaseolus vulgaris L.) yield of a Rhodic Paleudalf under different tillage systemsMultivariate analysis of soil resistance to penetration in no-tillage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

BOTELHO, Márcio Ramos et al. Medida da cor em solos do Rio Grande do Sul com a carta de Munsell e por colorimetria. Cienc. Rural [online]. 2006, vol.36, n.4, pp. 1179-1185. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782006000400021.

A cor do solo é uma característica facilmente determinada através da comparação visual com a carta de Munsell e está relacionada com a presença de óxidos de ferro e matéria orgânica no solo. A obtenção da cor por instrumentos via sensoriamento remoto, como colorímetros, resulta em maior precisão por apresentar condições controladas e não subjetivas. Os objetivos deste trabalho foram comparar a cor de diferentes solos do Rio Grande do Sul determinadas pela carta de Munsell e por colorimetria e correlacioná-las com os atributos do solo. A precisão dos observadores na determinação da cor através da carta de Munsell para uma mesma amostra apresentou menor variabilidade para o componente matiz e maior para o croma. Os coeficientes de correlação mostraram que há coerência entre as medidas de cor realizadas por diferentes observadores e as medidas pelo colorímetro, o qual mostrou ser eficiente na quantificação da cor, eliminando possíveis erros psicofísicos atribuídos ao método visual. Os atributos dos solos analisados apresentaram boas correlações com os componentes da cor obtidos por colorimetria, mostrando ser esta uma técnica eficiente e promissora para obter informações do solo de maneira simples e de baixo custo.

Keywords : pedologia; morfologia do solo; gênese do solo; sensoriamento remoto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese